I say blog!
  • 06
  • mai

Ideias para um casamento do bem

Por Thaís Ferreira Guimarães, em Cerimônia.

CASAME2 300x199 Ideias para um casamento do bem

A preocupação com o meio ambiente e com causas sociais consegue cada vez mais ganhar adeptos que abracem essa ideia do bem. Agora até o casamento pode também ser um evento do bem, utilizando a temática onda de sustentabilidade.

Pode-se começar fazendo tudo o que exigir papel em papel reciclado, como convite, cartão de agradecimentos, planos de marcação das mesas, mapas, cardápio, e etc. E se for alugar o mobiliário da festa, opte por itens de madeira de demolição. Uma outra ideia para o convite do casamento, que feito com o Papel Semente, é possível dar uma utilidade ecológica à ele. Ao papel reciclado, feito de forma artesanal, são adicionadas algumas sementes. Ao receber o convite, a pessoa pode picar o papel e plantá-lo na horta de casa. Há diferentes linhas disponíveis: na de chá, é possível encontrar erva-doce e camomila. Já na linha flores, os noivos têm as opções de boca-de-leão e cravinho-da-índia. A mesma ideia pode ser usada no chá de cozinha, utilizando sachês de sementes para temperos.

Já pensou em um chá de cozinha beneficente? As convidadas doam as principais peças do enxoval e depois os presentes são doados para uma noiva escolhida do Projeto Noiva, realizado pela comunidade judaica de São Paulo, que assiste noivas carentes da própria colônia. Voluntárias envolvidas na iniciativa recebem doações de enxoval, vestidos e dinheiro para que mulheres sem condições financeiras consigam realizar o sonho do casamento.

A escolha da igreja também pode ter caracter social. Assim prefira fazer a cerimônia em uma igreja que doe a taxa exigida dos noivos para instituições ou comunidades, estimulando o desenvolvimento do local. Há também igrejas que oferecem coral com crianças, uma substituição à profissionais. Assim, o dinheiro pago é destinado aos menores.

O projeto da ONG Flor Gentil, idealizado pela florista Helena Lunardelli, transforma as flores ainda frescas, depois do casamento, em buquês distribuídos em asilos. Basta agendar com duas semanas de antecedência a retirada das flores, após a festa, para que as voluntárias treinadas pela profissional façam os arranjos. As criações são entregues semanalmente em dez instituições.

O albúm de fotografia também pode entrar no projeto, basta escolher fotógrafos que evitam o desperdício e uso de materiais poluentes, utilizando álbuns feitos com material reciclado e biodegradável. Ou que ainda dispõem do serviço de albúm virtual, e para os mais antenados, a opção do albúm no Ipad.

Muitos noivos podem-se dar ao luxo de abrirem mão dos presentes de casamento, até porque muitos casais já possuem casa montada. E quem pretende fazer isso pode pedir para que ao invés de presente os convidados doem sangue, ou então, repassem valores à alguma instituição de caridade. Uma outra ideia é agregar à lista de presentes o “plante uma árvore”, desenvolvido pela  organização SOS Mata Atlântica. O convidado doa dinheiro para uma instituição que irá plantar a muda de árvore.

O cardápio da festa pode ser feito comida orgânica, para isso procure empresas que preparem seu menu com produtos sem agrotóxico ou adubo químico. Pode-se ainda, optar por empresas que trabalhem com o sistema de coleta seletiva no local, assim toda comida, bolos, doces que sobrarem da festa podem ser doados para alguma instituição.

A lembrancinha pode ser mudas de plantas ou sementes. É uma forma dos noivos incentivarem a prática da plantação e o consumo de alimentos naturais.

Por fim, a ida e vinda ao casamento pode ser algo planejado. Esta é uma forma de incentivar a carona solidária, além de diminuir a emissão de gases é uma forma de carinho com os convidados, que costumam ultrapassar no nível de bebidas consumidas.



Comente! Publicado por Thaís Ferreira Guimarães
Outros artigos:

Artigos relativos a "Ideias para um casamento do bem"

  • Recadinhos para os noivos
    Recadinhos para os noivos

                                            Como deixar uma lembrança com a sua cara para os [...]


  • Ideias para casamento na praia – Buffet
    Ideias para casamento na praia – Buffet

    Depois de ter dado algumas dicas de roupas, clima e decoração para sua festa de casamento na praia, você acompanha agora algumas ideias para o cardápio da cerimônia. A noção [...]


  • Ideias para casamento na praia – Roupas
    Ideias para casamento na praia – Roupas

    Apesar de estar sendo cada vez mais realizado, o casamento na praia ainda é uma opção original e que tem tudo para se tornar uma cerimônia inesquecível para noivos e [...]



Comente:

Comente su "Ideias para um casamento do bem"



© Casarbem, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.